top of page
voltar.png

Novas Tecnologias

A Lechare está atenta também às novas tendências que surgem em diferentes segmentos da tecnologia. No setor de TIC, há um vasto campo a ser explorado que é o processamento de grandes volumes de dados das redes sociais, também conhecido como Big Data. A IBM, Microsoft, Google e outras gigantes de TI já possuem plataformas de processamento ostensivo e possibilidade de abrigar extensas massas de dados.

​

Os processamentos são possíveis a custo baixo e disponibilizam estruturas como o Azure da Microsoft para trabalhar com o Big Data, extraindo insights valiosos que são utilizados em planejamento estratégico. 

​

A IA - Inteligência Artificial também avança em paralelo possibilitando efetuar análise de dados, reconhecimento de padrões e conceitos de machine learning.

​

As novas tendências na área de desenvolvimento de sistemas e de Governança de TI indicam a adoção dos conceitos de metodologia ágil, atuando no ciclo de vida completo dos sistemas através do DevOps.

​

Tecnologia embarcada em veículos é outro segmento importante do desenvolvimento de software, cuja principal característica é a necessidade de um índice de tolerância muito reduzido em função do risco requerido em veículos autônomos.

​

Na área de Logística, cresce de maneira significativa a utilização de veículos aéreos não tripulados, conhecidos como drones para a logística de transportes ou atividades no segmento de agricultura, delivery de produtos (Amazon), na Engenharia topográfica, dentre vários outros.

​

O que se denomina de VANT - Veículo aéreo não tripulado são veículos voadores sem tripulação muito utilizados na área militar.

​

A aplicação de TIC avançada também está presente na Logística e é conhecida como Logística 4.0, o que corresponde a inserir nas atividades de Logística recursos de IoT visando melhorar o desempenho e otimizar tempos e recursos. Na dimensão supply chain a Logística 4.0 inclui veículos autônomos que realizam picking de materiais e software para processamento de pedidos. Na dimensão data value chain sensores são colocados nas cargas para possibilitar a leitura de dados para análise. Quando se colocam software inteligentes embarcados nas cargas e comunicação eficiente, cresce sobremaneira as possibilidades de abrir as oportunidades para novas funcionalidades o que certamente se transformam em vantagens competitivas.

​

bottom of page